quinta-feira, abril 24, 2008

Dica cultural

Não percam o lançamento do 6º livro da escritora Luciana Garcia, que foi aluna da E.E. Dr. Antonio Queiroz Telles e tem feito um trabalho com as nossas crianças, com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura.

O lançamento do livro "O tesouro perdido" será realizado no próximo sábado, dia 26 de abril, às 15 horas, na loja Siciliano do Shopping Higienópolis, que fica na Av. Higienópolis, 618.

Toda a venda dos livros será revertida para a fundação do Banco Real que mantém o site infantil Brincando na Rede. Levem filhos, sobrinhos e afilhados!

segunda-feira, abril 14, 2008

Entrevista com a escritora Luciana Garcia

A leitura compreendida em seu sentido lato e, sobretudo, em seu caráter plural e dialógico, constitui-se em poderoso instrumento no processo de produção do conhecimento por possibilitar o contato do leitor com diferentes formas de vivenciar e compreender o mundo.

A formação de leitores emerge como prioridade e como um grande desafio da Educação da E. E. Dr. Antonio de Queiroz Telles. Enquanto coordenadora pedagógica desta instituição, procuro promover ações que possibilitem despertar em nossos alunos o gosto pela leitura.

Estes momentos acontecem no espaço de formação dos professores desta escola e também em momentos como, por exemplo, em uma entrevista com uma autora de livros. Esta autora, inclusive, foi nossa aluna e hoje volta à escola para contar um pouquinho da sua vida como escritora e jornalista. O privilégio de tê-la como entrevistada foi da 2ª série D da professora Maria Cleide, mas não fiquem chateados, pois ela voltará em breve para conversar com as outras turmas.


Durante a entrevista os alunos da 2ª série D quiseram saber tudo sobre a autora. Leia a seguir parte da entrevista:

Isabella: Por que você quis ser escritora?
Luciana Garcia: Minha mãe é professora e sempre tive estímulo em casa para ler livros, então fiz jornalismo e como os jornalistas escrevem bastante virar escritora de livros foi uma conseqüência.

Ana Carolina: Como aprendeu a escrever livros?
Luciana Garcia: Desde criança sempre gostei de ler e após cursar jornalismo me dediquei a escrever livros.


Pedro: Qual foi o primeiro livro que você escreveu?
Luciana Garcia: Foi “ O mais legal do Folclore” e vocês tem ele na sala de leitura porque eu enviei um com dedicatória aos alunos desta querida escola.

Lucas: Como você tem idéia para escrever um livro?
Luciana Garcia: as idéias vão surgindo no meu dia-a-dia como por exemplo após ver um filme, no trânsito, numa conversa com outras pessoas...


Larissa: Quantos livros você já escreveu?
Luciana Garcia: Cinco livros: “ O mais legal do folclore”, “ O mais misterioso do folclore”, ‘ O mais assustador do folclore”, “O leão e o jabuti” e “A raposinha, o ursinho e a gatinha”. Eu trouxe todos eles e vou passar para vocês folhearem.

Zaqueu: Você já escreveu algum livro para adultos?
Luciana Garcia: Ainda não, mas estou em fase de elaboração de um livros para os pais das crianças.


Kevin: Como é feita as ilustrações de um livro?
Luciana Garcia: Quem faz é um ilustrador de livros, geralmente nós nos reunimos para tomar um café e vamos conversando e trocando idéias de como será a capa e as ilustrações do livro.



Viram como a criançada aproveitou a visita da escritora! Na próxima semana será a vez de uma outra turma conversar com a Luciana e quem sabe a partir daí despertar maior interesse pela leitura.