domingo, setembro 23, 2007

Queiroz é notícia em jornais da cidade

Como resultado pelo planejamento e execução das atividades realizadas na escola para comemoração do Dia da Árvore, a coordenadora Roselaine foi entrevistada pelos jornais Diário de São Paulo, Jornal da Tarde, Gazeta do Tatuapé e Gazeta da Zona Leste.

As matérias foram publicadas na edição de sexta-feira do JT e nas edições de sábado dos demais jornais. Leia abaixo as matérias na íntegra.


Legenda: "Os alunos da escola Dr. Antonio de Queiroz Telles, na Mooca, levaram sementes para casa e plantaram árvores"

"Cerca de 1 milhão de crianças tiveram um dia diferente na 6a. feira, 21/09, Dia da Árvore. Suas escolas estiveram "verdes", voltadas para o ensino do meio ambiente. A Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria do Meio Ambuiente preparam um dia de conscientização em todo o Estado, reunindo cerca de 1000 escolas num mutirão verde.
A Secretaria de Educação comunicou toda a rede estadual sobre a importância de realizar eventos temáticos na data. Estavam programados plantios, orientações, aulas, observações de filmes, "mutirões" de jardinagem, músicas e eventos que celebrassem a data e conscientizassem as crianças.
Na Dr. Antonio de Queiroz Telles, na Mooca, cada aluno levou sementes para casa, após orientação com vídeos e músicas. "É uma oportunidade para mostrarmos a importância do meio ambiente. A idéia é repetirmos rotineiramente o evento, conscientizando as crianças com ações práticas", afirma a Sercretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. Todas as regiões paulistas tiveram eventos em escolas estaduais. Além de orientar as escolas, a Secretaria realizou videoconferência de apoio para adesão ao projeto." (Redação)



"Mais de 800 atividades serão realizadas hoje para comemorar o dia da árvore, com a coordenação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Em cerca de 1000 escolas estaduais, 1 milhão de crianças terão um dia de aula diferente.

"Antigamente, nesse dia não havia ação ecológica; as crianças apenas pintavam desenhos de árvores. Agora, todos estamos sofrendo com esse tempo seco e com aquecimenmto global. Finalmente, entendemos a importância das árvores", diz Roselaine Constantino, Coordenadora Pedagógica da E. E. Dr. Antonio de Queiroz Telles, na Mooca, zona lesta da Capital.

Além de assisitr a vídeos sobre a importância das florestas, os alunos vão ajudar a plantar laranjeiras, limoeiros e pés-de-mamão na escola. "A idéia é, no futuro, usar os frutos na sobremesa da merenda", conta a professora. Cada criança vai levar ainda uma lição de casa: um cartão com uma mensagem e duas sementes de girassol. "Elas vão plantar em um vaso e trazer para a escola", diz.

"Acho que realmente a visão das pessoas sobre o Dia da Árvore está mudando para melhor", conta Júlio Andrade, diretor executivo da ONG Pick-upau (www.pick-upau.org.br). Na opinião dele, a data que já foi motivo de piada adquiriu importância vital. De hoje até domingo, voluntários da ONG estarão no Jardim Botânico, na zona sul, organizando visitas monitoradas, distribuindo catálogos educativos e sorteando kits especiais." (Por Saulo Luz, JT - 21/09/2007)

Mutirão verde no Dia da Árvore

Procura desenvolver projetos orientados pelos quatro princípios da consciência ecológica, os 4“R”s (quatro erres):

  • Reduzir (redução do consumo dos bens naturais)
  • Reutilizar (reuso de produtos)
  • Reciclar (reaproveitamento da matéria prima dos produtos descartados)
  • Recuperar (recuperação das áreas degradadas)


É uma grande ação em que cada um pode dar a sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida.

Florestas e áreas verdes têm um papel essencial na manutenção do equilíbrio ecológico e climático do planeta, nos alimentos que consumimos, na água que bebemos, nas diversas formas de recreação e lazer, na fixação do gás carbônico presente na atmosfera e na sustentação da biodiversidade.

Sensibilizar as pessoas para a questão e incentivar posturas positivas perante as florestas e o verde nas cidades é uma das formas de enfrentar o problema.

No dia 21 de setembro, pessoas, comunidades, organizações da sociedade civil, empresas e os governos municipais foram encorajados a desenvolver ações em favor do verde. A intenção é que possamos plantar muitas árvores, mas agir pela preservação e valorização do verde vai muito além de plantar árvores. Todas as iniciativas e atitudes benéficas em relação ao verde serão incentivadas.


Pequenas ações podem fazer a diferença:

  1. Plante árvores, muitas árvores

  2. Proteja e cuide das árvores plantadas.

  3. Ofereça carinho às plantas e não permita que quebrem suas folhas e flores

  4. Denuncie o desmatamento

  5. Organize reuniões em defesa do meio ambiente

  6. Exija mais verde nas praças. Mais praças

  7. Adote uma árvore

  8. Cante uma canção, reze pela natureza

  9. Cuide dos vasos de plantas para que não virem depósito de bitucas de cigarros

  10. Vista verde. Ande verde


Na E.E. Dr. Antonio de Queiroz Telles a programação do Mutirão Verde aconteceu durante toda a semana. Foram plantados legumes e verduras nos 20 canteiros da horta da escola. Durante as aulas, os alunos também assistiram filmes e vídeos sobre a importância das florestas, pesquisaram textos a respeito do meio ambiente e aquecimento global. Também plantaram laranjeiras, limoeiros, mamoeiros, pés-de-jaca, videiras e outras árvores. Após as atividades, levaram para casa sementes de girassol para plantar com suas famílias.




A professora Angela da classe hospitalar, que funciona no Hospital Infantil Cândido Fontoura, também abraçou a causa. Vestiu-se de fada verde e distribuiu sementes por todo o hospital.



A Escola como Espaço de Formação do Indivíduo

São inúmeras as funções que a escola desenvolve nos dias atuais. Precisamos cuidar da formação do indivíduo como um todo. Questões relacionadas à aprendizagem da língua, da matemática, conhecimentos gerais, ciências e também dos cuidados com a saúde, meio ambiente e preservação do nosso planeta fazem parte do cotidiano da escola do seculo XXI.
É com a preocupação da formação do indivíduo como um todo que a E.E. Dr. Antonio de Queiroz Telles tem abordado e desenvolvido temas e ações em suas aulas, relacionados a saúde bucal, a visão, educação postural, prática de atividades físicas, cultivo de alimentos sem agrotóxicos, bons hábitos alimentares e a vida sem as drogas.
Veja abaixo as ações desencadeadas nos meses de agosto e setembro.

Saúde Bucal
Dentistas do Posto de Saúde da Água Rasa fazem orientação e aplicação de flúor periodicamente com os alunos de 1a. a 4a. série.


Orientação Postural
Programa de parceria com estudantes da Faculdade de Fisioterapia da Universidade São Camilo, que orientam os alunos em relação a postura e movimentos corporais.


Triagem Oftalmológica
Ótica Maxivision fornece os instrumentos necessários para avaliação da acuidade visual dos alunos, permitindo que possíveis problemas oftalmológicos possam ser diagnosticados e, posteriormente, tratados tempestivamente.


Programa Agita Galera
Proposta de 30 minutos diários de atividade física. Com um estilo de vida ativo e nutrição adequada os alunos terão mais saúde e disposição.


Projeto Horta
Cultivando alimentos sem agrotóxicos e desenvolvendo bons hábitos alimentares.


Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência - PROERD
Ministrado para os alunos das 4as. séries com o objetivo de prepará-los para resistir ao uso de drogas. O projeto encerra-se com uma bela festa de formatura.