domingo, maio 20, 2007

Horta na escola

A professora coordenadora Roselaine, responsável pelo Projeto Horta da nossa escola, iniciou na última semana o primeiro plantio do ano, aproveitando a estação mais propícia ao cultivo de hortaliças. Esse projeto tem o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância de uma alimentação mais saudável e sem agrotóxicos.

Dicas para o plantio de mudas


Transplante as mudinhas retiradas da sementeira em:
  • Canteiros adubados (alface, cebolinha, salsinha, acelga, agrião, etc.) ou
  • Covas adubadas em áreas preparadas (não exigem canteiros - pimentão, jiló, berinjela, etc.)
  1. Faça o transplante no início do dia ou ao final da tarde
  2. Molhe bem a sementeira e retire as mudas com cuidado para não danificar as raízes
  3. Abra as covas na profundidade e espaçamento corretos, de modo a abrigar bem as raízes
  4. Molhe bem as covas já adubadas; receberão as mudinhas
  5. Coloque-as no prumo, comprimindo suas raízes com um pouco de terra molhada
  6. Deixe a cova bem cheia
  7. Irrigue todos os dias
  8. Após alguns meses, efetuar a colheita e saboreá-las

A Fanfarra está de volta!

A Fanfarra do Queiroz Telles, que costumava apresentar-se com muito sucesso nos bairros da Mooca e Belém, está de volta. Após um breve período em que esteve desativada, devido a mudanças ocorridas durante a adapatação da escola para o Ensino Fundamental Ciclo I, acabamos de receber novos instrumentos para reativação da Fanfarra. Ao contrário do que havia anteriormente, os novos instrumentos estão mais de acordo com o porte físico dos nossos alunos, o que irá proporcionar uma utilização mais adequada.

A responsável pela Fanfarra será novamente a dona Carlinda, Agente de Organização Escolar, que voltará a dedicar seu talento musical em benefício dos alunos.

Projeto Escola da Bola

A professora Marcela, sempre atenta ao desenvolvimento motor dos alunos, trouxe para o Queiroz Telles o Projeto Escola da Bola. Este projeto já está em prática na Alemanha e no Rio de Janeiro, sendo que em São Paulo o Queiroz Telles será a primeira a escola a implementá-lo entre seus alunos. O professor José Tito, idealizador do projeto, esteve no Queiroz Telles no último dia 12/04 para efetuar a entrega do material esportivo utilizado e passar as primeiras orientações sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas na escola.

Projeto em ação na escola

O que é o Projeto Escola da Bola

Há algum tempo atrás, aprendiam as nossas crianças o “A B C” dos jogos nas ruas, nos parques ou no asfalto. Esta Escola da Bola® natural, variada e livre, praticamente não existe mais, o que é lamentável. Isto tem conseqüencias negativas, pois as crianças não são especialistas e sim seres universais que devem experimentar de tudo um pouco. Uma formação esportiva precoce pode gerar o afastamento definitivo de uma criança do esporte, ou seja uma criança que é forçada a praticar um único esporte entre seus 3 a 11 anos de idade, pode peder a alegria da prática esportiva além de não obter sucesso esportivo a longo prazo.


A Escola da Bola® do Instituto de esportes e ciências do esporte da Universidade de Heidelberg na Alemanha, oferece ajuda; ela traz aqui uma forma correta , segura e profissional de iniciar uma criança no esporte. A Escola da Bola® têm em seu conteúdo uma formação esportiva qualitativa que é oferecida através de pedagogos do esporte e artitas da bola. O plano didático se baseia nas mais novas pesquisas científicas e psicológicas.Todas as crianças estão aqui incluidas, o projeto não exclue.
A Escola da Bola® põe aqui a “pedra base” para os futuros artistas da bola, e oferece aqui uma oportunidade para todas as crianças de conhecer o lado alegre, bonito e saudável do esporte.

Idealizador do Projeto


José Tito Casara Inácio - Cientista esportivo/Pedagogo e Sociólogo Universidade de Heidelberg

"Sou brasileiro e há 10 anos atuo como jogador profissional de handebol na Europa, grande parte deste tempo, na Alemanha. Tive uma infância rica, brinquei muito nas ruas da cidade de Petrópolis, pulei muito muro, corri atrás de balão e joguei muita bola. Foram os melhores momentos de minha vida! O meu sonho de ser um grande atleta surgiu muito cedo, o que me levou a praticar vários esportes; todos os que envolviam bolas, além do atletismo ao judô. Esta variedade e diversidade dos esportes enriqueceu meu desenvolvimento de tal forma que consegui chegar ao atletismo profissional na seleção brasileira e no âmbito internacional, nestes últimos casos, atuando como jogador de handebol. Sou apenas um exemplo dentre tantos no mundo que tiveram experiências parecidas. "

(Fonte: http://www.escoladabola.com.br)

Projeto de Ritmo e Desenvolvimento Motor

A professora de educação física Marcela Cerencio, sob orientação do Professor Doutor Luiz Eduardo Dantas da USP, está desenvolvendo com os alunos da 1a. série o Projeto de Ritmo e Desenvolvimento Motor, com o objetivo de influenciar positivamente a motricidade das crianças através da música, dança, etc.

O teste rítmico é feito com bateria eletrônica que dá indícios sobre o nível de habilidades motoras dos alunos. O programa é realizado durante oito aulas voltadas para atividades rítimicas expressivas baseadas no programa de iniciação musical de Dalcroze.

No ano passado, este projeto foi desenvolvido com as 2as. séries e comprovamos muitos benefícios na capacidade rítimica e aprendizado motor.

Prof. Dr. Luiz Eduardo Dantas aferindo a atividade motora de aluna


Profa. Marcela acompanhando atividade rítmica com alunos

Dia das Mães

Neste ano, comemoramos o Dia das Mães com direito a presentinhos confeccionados pelos alunos e muito carinho e emoção.