segunda-feira, setembro 11, 2006

Aluna do Queiroz Telles apresenta o projeto "Todos pela Educação"

No último dia 6 de setembro, um grupo de lideranças da sociedade civil, de empresas e de governos, realizou no Museu do Ipiranga (SP) o lançamento nacional do Compromisso Todos Pela Educação. Compromisso criado a partir de uma ampla aliança intersetorial, com o propósito de ser um grande projeto de Nação para a educação brasileira, ele nasce já com missão, prioridade e horizonte claramente definidos: “Efetivar o direito á uma educação pública de qualidade para que, em 2022, bicentenário da Independência do Brasil, todas as crianças e jovens tenham acesso a uma educação básica de qualidade, capaz de prepará-los para os desafios do século XXI.”

A escolha tanto da data quanto do local de lançamento, pela simbologia que possuem, reforça a crença do grupo de que um país só poderá ser considerado independente, de fato, se as suas crianças e jovens tiverem acesso à educação de qualidade. Na ocasião do lançamento nacional, o Compromisso Todos Pela Educação proporá cinco grandes metas para a educação brasileira.
O Todos Pela Educação tem por objetivo trabalhar para que as crianças e jovens brasileiros tenham acesso a uma educação de qualidade. Esse objetivo genérico foi traduzido em cinco metas simples, exeqüíveis mas desafiadoras e mensuráveis, que devem ser acompanhadas e cobradas por todos nós.

Até 7 de setembro de 2022...

  • toda criança e jovem de 4 a 17 anos estará na escola
  • toda criança de 8 anos saberá ler e escrever
  • todo aluno aprenderá o que é apropriado para sua série
  • todos os alunos vão concluir o Ensino Fundamental e o Médio
  • o investimento na educação básica será garantido e bem gerido

Informações e maiores detalhes sobre o projeto podem ser encontrados no site Todos pela Educação.


Apresentação da Giuliana

Dentre todos os pequenos estudantes de 1a. série de todo o Brasil, entre 6 e 7 anos de idade, a nossa aluna Giuliana Mahisan Martins, 6 anos, da 1a. série B da prof. Marinalva, foi a escolhida para ler o manifesto do projeto e dividiu o palco com pessoas ilustres da sociedade, como o Ministro da Educação, a Secretária de Educação de São Paulo, as empresárias Milu Villela e Viviane Senna, os atores Paulo Goulart e Odilon Wagner, dentre muitos outros.

A Giuliana passou por um teste de leitura e encantou a todos com o seu carisma e desenvoltura. Tanto assim, que foi imediatamente escolhida, mesmo havendo várias outras crianças disputando a vaga. Ela encerrou o evento e foi a mais aplaudida pelo público presente, recebendo inúmeros elogios de todos. O papai Raimundo (na foto) deve estar muito orgulhoso.


Acima, a Giuliana sendo orientada pelo pessoal da produção durante o ensaio, juntamente com o ator Odilon Wagner. Abaixo, imagens exibidas no telão durante a apresentação.

Acima, da esquerda para direita, a empresária Viviane Senna, o ator Odilon Wagner, o Ministro da Educação Fernando Haddad e o ator Paulo Goulart.

A diretora Elisete (à esquerda do púlpito) acompanhando a Giuliana durante a leitura do manifesto.

A platéia aplaude efusivamente a nossa aluna Giuliana, após a sua linda apresentação.

Coral da Fundação Bradesco, que apresentou o Hino Nacional.

À esquerda, a diretora Elisete junto com a Dirigente de Ensino, prof. Solange Teresa Galleti, que também capareceu ao evento. À direita, a empresária Milu Villela entrevistada por Ernesto Paglia, repórter da Rede Globo. Veja a reportagem da Globo logo abaixo.

A equipe do Queiroz Telles com Gabriel Chalita, ex-Secretário de Estado da Educação. Na foto, os alunos Rafaela, Karine, Giuliana, Beatriz e Gabriel, junto com o papai Raimundo, a diretora Elisete e a coordenadora Roselaine, autora das fotos. Abaixo, o vídeo com a reportagem do Jornal Nacional sobre o evento.


domingo, setembro 03, 2006

Paz e Cidadania: Promoção da Cultura de Paz na Escola

“Se queremos alcançar a verdadeira paz neste mundo e se queremos desfechar uma guerra, teremos que começar pelas criancas; se crescerem com a incidência natural, não teremos que lutar;não teremos que tomar resoluções ociosas e infrutíferas, mas seguiremos do amor para o amor, da paz para a paz, até finalmente todos os cantos do mundo estarão dominados pela paz e amor, pelo que o mundo inteiro está ansiando, consciente e inconscientemente”. (Gandhi)

É através desta reflexão que estamos iniciando o Projeto de Paz e Cidadania na escola. Começamos com a cultura de paz no recreio que costuma ser o momento de maior violência dentro da escola. As correrias e brigas deram lugar as conversas, compartilhamento de lanche, descanso e resgate de brincadeiras infantis e saudáveis.

Veja as fotos:

“ É no equilíbrio interior, através da conquista de si mesmo pela auto-educação, que o homem fará surgir a paz e viverá em estado pleno de felicidade, e essa auto-educação deve ser exercida primeiro na família, para que a paz possa ser estabelecida do lar para a comunidade”. (Marcos De Mário)

Agita Galera

No dia 25 de agosto tivemos um dia diferente na escola “ O Dia do Agita Galera”.

A professora Marcela de Educação Física recomendou a todos que acumulem pelo menos 30 minutos de atividades físicas por dia. Com um estilo de vida ativo e uma nutrição adequada, todos terão mais saúde e disposição.

Veja as fotos do circuito de atividade física. Os alunos adoraram e agora querem agitar todos os dias!

No final ninguém mais tinha energia, olhem as carinhas de cansaço!!!

Os Perigos do Sedentarismo

A incidência da inatividade física no Estado de São Paulo é maior do que outros fatores de risco como hipertensão arterial, obesidade, tabagismo e alcoolismo, ou seja, sedentarismo é o inimigo número um de saúde pública como confirmado pela OMS. A prevalência de obesidade na infância e na adolescência tem se tornado uma preocupação constante entre educadores e profissionais de saúde pública sendo que a alimentação inadequada somada à inatividade física são os fatores que provocam esse quadro preocupante. No município de Ilhabela-S.P., uma pesquisa - em um período de 20 anos - realizada pelo CELAFISCS, revela um incremento na adiposidade de 18,1% e 31,8% em meninas e meninos respectivamente, além da diminuição da força de membros inferiores e superiores .

Em uma pesquisa realizada pela UNICEF em 2002 com 5280 adolescentes brasileiros entre 12 e 17 anos de idade mostrou que 62% dos meninos e somente 32% das meninas praticam esportes como atividade de lazer. Atividades de lazer que são mais sedentárias como assistir TV, ouvir música e ir passear na casa de amigos aparecem como principais atividades de lazer desses adolescentes. Interessante que durante uma intervenção realizada pelo programa Agita São Paulo durante um ano em uma escola particular mostrou que a participação das meninas em atividades físicas vigorosas aumentou significativamente de 4,5% para 37,5%.

Outro fator, que agrava essa situação, é que esses escolares de 7 a 18 anos de idade, provenientes de escolas particulares e públicas, gastam em média 4 horas por dia assistindo TV; sendo que crianças de baixo nível sócio-econômico gastam mais horas assistindo TV : 4,2 horas por dia, do que as crianças de alto nível, as quais gastam 3,5 horas por dia:

Paralelo ao tempo de TV, foi determinada a aptidão física das mesmas crianças. Os resultados apontaram para uma relação inversa entre o tempo de permanência em frente à TV e a aptidão física: MAIOR TEMPO DE TV, PIOR POTÊNCIA AERÓBICA, FORÇA MUSCULAR, VELOCIDADE E MAIOR QUANTIDADE DE GORDURA CORPORAL .

Em 2003 a Associação Americana do Coração posicionou-se oficialmente recomendando a promoção da atividade física no período escolar como forma de prevenir as doenças cárdio-vasculares na adolescência e na vida adulta. É reforçada a necessidade de diminuir as atividades sedentárias, sugerindo no máximo 2 horas de TV por dia sendo que as crianças e adolescentes devem acumular pelo menos 60 minutos de atividades física diárias de intensidade moderada para vigorosa, além de participar das aulas de educação física ministradas na semana .

Estudos mostram que os pais têm uma influência importantíssima no nível de atividade física dos filhos: se mãe for ativa o filho tende a ser 2 vezes mais ativo; se o pai for ativo o filho é 3,5 vezes mais ativo e se o pai e a mãe forem ativos o filho será quase 6 vezes mais ativo do que as crianças de pais sedentários. Ainda os dados apresentam que o estilo de vida na idade adulta é determinado em parte já no período infantil. Portanto, crianças sedentárias, são adultos potencialmente sedentários.


Projeto Cidadão Leitor: 3ª série E em “O Gato de Botas”

Este projeto é realizado na escola com o objetivo de promover a integração entre a práticas de leitura e escrita, assim como análise e domínio da línguagem. Na vida pessoal, precisamos muito dela: para conversar com os amigos, para defender nossos direitos, etc.

Nessa perspectiva realizamos durante todo o ano atividades de leitura de diversos tipos de textos em sala de aula, em atividades na sala de leitura, na sala de informática e no clubinho do livro que é o momento na qual os alunos levam emprestados os livrinhos para casa e compartilham a leitura com seus familiares.

No início do ano fizemos a abertura do projeto que deu início a este blog, depois a s professoras continuaram o trabalho em suas salas de aula, a 3ª série D da professora Vanessa resolveu contar história para a 3ª série E da professora Cinthia que por sua vez retribuiu a gentileza apresentando um texto teatral para a 3ª série D: “O gato de Botas”

Veja só o resultado:

Veja um trecho da apresentação dos alunos:

A escola vai até o Hospital

Mais uma vez a classe hospitalar sai na frente com um novo trabalho. Com a colaboração do Hospital Infantil Cândido Fontoura e da Escola Estadual Dr. Antonio de Queiroz Telles, que permitiu a extensão do trabalho pedagógico desenvolvido aqui também na unidade hospitalar que fica em Jundiapeba, onde nosso aluno-paciente Elizeu encontra-se internado em uma UTI para pacientes crônicos.

A visita foi muito gratificante, só de observar o quanto o Elizeu ficou feliz em retomar as atividades que tanto gostava de fazer “atividades no computador” e saber que a professora Angela lá estava e que a escolinha que tanto amava também poderá continuar a fazer parte de sua nova rotina.

Estamos contando com o Hospital Infantil Cândido Fontoura, que nos fornece o transporte, e com Escola Estadual Dr. Antonio Queiroz Telles que libera a professora Angela para que esta possa fazer o acompanhamento e não quebrar o vínculo afetivo tão importante para esse trabalho.